Um homem ainda não identificado morreu na tarde deste sábado (12) após invadir uma residência no Bairro Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, aparentemente em surto psicótico. A Brigada Militar foi acionada por volta das 17h10min para atender à ocorrência.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Antes de invadir a casa onde estavam uma mulher, o namorado e o filho dela, o homem já havia demonstrado comportamento agressivo. Ele quebrou os vidros de uma residência em frente e desferiu socos contra as paredes.
Em seguida, pulou o muro da casa vizinha, entrou por uma janela do quarto e invadiu o imóvel nu, com cortes e ferimentos nos braços, alegando que estava sendo perseguido.
Dentro da casa, em evidente estado de agitação, o homem quebrou diversos objetos. Durante a tentativa de contê-lo, o invasor acabou morrendo ainda no local.
A Brigada Militar foi a primeira a chegar e constatou que o homem já estava sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito.
A Polícia Civil através da equipe volante da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) também atenderam a ocorrência.
O corpo foi encaminhado para exame de necropsia, que deverá apontar a causa da morte.
Com o homem, foram encontrados e apreendidos um tênis preto da marca Boost, um blusão vermelho, uma camiseta verde da Calvin Klein, um celular Samsung azul, um carregador, R$ 352 em dinheiro e diversos medicamentos parcialmente consumidos, sendo: três cartelas de Topiramato 100 mg, uma cartela de Hemifumarato de Quetiapina, uma de Cloridrato de Bupropiona e nove comprimidos de Ininaltrex.
O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria.
Os medicamentos apreendidos com o homem são indicados para o tratamento de transtornos psiquiátricos e neurológicos. O Topiramato 100 mg é um anticonvulsivante usado no controle de crises epilépticas e também em casos de transtorno bipolar e enxaqueca. O Hemifumarato de Quetiapina é um antipsicótico utilizado no tratamento de esquizofrenia, transtorno bipolar e episódios de depressão associados a essas condições. O Cloridrato de Bupropiona é um antidepressivo indicado para tratar depressão e auxiliar na cessação do tabagismo. Já o Ininaltrex (nome fantasia do medicamento à base de Naltrexona) é um antagonista de opioides utilizado no tratamento da dependência de álcool e outras drogas. O uso combinado e, possivelmente, descontrolado desses medicamentos pode indicar um quadro psiquiátrico grave.